Por Andréia Rosa, Terapeuta Holística do Espaço Vida Om
Parece impossível separarmos a MENTE de nós mesmos, tamanha é a identificação que temos com ela; acreditamos profundamente que somos o que pensamos, que somos a nossa mente. Desde nossas atividades mais simples e concretas, dos pensamentos mais objetivos para nossas buscas mais profundas na subjetividade, em tudo a mente está presente e ativa em nossas vidas. E a mente deveria ser usada apenas a nosso favor, para nossas atividades práticas e lóigicas, como dirigir, praticar esportes, trabalhar, criar, raciocinar e construir. Mas deixamos ela ir além, nos dominando, nos tornamos reféns, inseguros, cheios de medos, paranóias, fobias, ansiedades, transtornos; prejudicando nossa saúde mental, atingindo o corpo físico, que adoece com as patologias psicossomáticas. Mas, afinal, o que é a Mente? Seria o nosso cérebro?
Tente imaginar um cérebro vazio sem definições sobre BOM ou RUIM, CERTO ou ERRADO, FEIO ou BONITO. Assim viemos ao mundo, e como crianças, nossos pais, professores, a cultura, a sociedade e tudo ao nosso redor, nos ensinou e ensina diariamente muitos conceitos (crenças), formando o que chamamos de IDENTIDADE = EGO.
E muitas dessas informações serão úteis durante nossas vidas, desde que, não nos identificamos completamente com elas, acreditando que somos esse emaranhado de informações externas.
Na realidade, essa ‘caixa inicialmente vazia’, agora, repleta de informações, lembranças, desejos e aflições, É A SUA MENTE. Mas ela NÃO É VOCÊ, NUNCA SERÁ VOCÊ. Pois essa mente não é ‘criação sua’, ela é resultado de todas as suas experiências, suas identificações que teve início ainda bem criança. O único meio de nos ‘livrarmos’ da dominação da mente é OBSERVAR continuamente tudo o que se passa nela; nossos pensamentos, medos, desejos, inquietudes, emoções… E refletir constantemente. Esse é o estado de Meditação diária. Enquanto a CONSCIÊNCIA não imperar em tudo que fazemos através do que nossa mente deseja que façamos, seremos sempre robôs mecânicos. Dominados por uma mente CRIAÇÃO DO MEIO QUE FOMOS INSERIDOS.
E somente quando a CONSCIÊNCIA imperar, você poderá reconhecer QUEM VOCÊ É!
Esteja presente, observe, reflita… Saia da ilusão da mente. E uma grande ferramenta para te auxiliar nesse processo, é a meditação! Esse é o primeiro passo para encontrar o seu SER.
VOCÊ NÃO É SUA MENTE!
Muito ilustrativo e elucidante.Pelo processo de socialização internalizamos conceitos e a partir dessa internalização racionalizando tudo e nos tornamos reféns da nossa tirânica mente.